Como funciona a Contabilização?

O processo de contabilização vai desde os cadastros dos registros que são necessários para fazer a contabilização ate o download do arquivo da contabilização que fica na tela de Contabilização em Massa .

Cadastros

Tudo começa com os cadastros, para poder fazer a contabilização devemos seguir a seguinte ordem:

Todos os cadastros listados acima são usados para poder fazer a contabilização.

*Esses cadastros são específicos para integração. Não confundir com os cadastros de Empresa e Divisão realizados inicialmente na estruturação do ambiente durante a implantação.

Agrupamentos

Após o cadastro das informações acima temos que vinculá-las através dos agrupamentos:

Acesse: CONTROLE DE IMPOSTOS>MENU>CADASTROS>AGRUPAMENTOS

  1. Primeiro temos que vincular o Imposto Padrão com o Fornecedor: Fornecedor X Imposto Específico
  2. Após agrupar o fornecedor devemos agrupar o banco X imposto X estabelecimento: Banco X Impostos Específico X Filial
  3. E por último agrupar o Banco X Convênio X Empresa Agrupamento Banco X Empresa X Convênio

Após as informações agrupadas temos que configurar como será contabilizada as informações dos Impostos X empresas, para isso vamos acessar um imposto especifico e vamos selecionar como queremos que seja contabilizada as apurações deste imposto: Impostos Específicos.

As configurações do cadastro de imposto específico afetam diretamente na contabilização, pois é nesta tela que deve ser especificado que o imposto X será contabilizado com a Conta Contábil Y. O que se aplica também para o cadastro de Cliente e Sub cliente.

Nesta tela também podemos especificar que esse imposto não irá enviar a Guia para pagamento: Não Enviar Guias.

Temos que configurar também como será feita a contabilização das informações quando utilizarmos uma determinada empresa, e para isso vamos consultar a empresa que desejamos configurar e preencher como queremos que seja contabilizado: Estabelecimento

Nesta tela iremos configurar quais configurações de Empresa, Divisão, Região, Centro de Custo serão usadas para fazer a contabilização quando for esta determinada empresa.

A área de impostos federais sobrepõe as informações de Região e Centro de custo quando a contabilização for para um imposto específico.

A partir desde momento a apuração já está apta a ser feito e contabilizada.

Como sei que as configurações para contabilização estão corretas?

Para verificar que as configurações estão corretas vamos pegar um estabelecimento e um imposto especifico e vamos configurar, Neste caso vamos pegar um imposto especifico Apuração IRRF -mutuo 2º decêndio e a Estabelecimento B00 Registro de teste.

Imposto Especifico

Estabelecimento

Apuração

Para verificar se a configuração está funcionando corretamente basta bater as informações da empresa e Imposto com as do imposto da mesma empresa/imposto.

Linha de Combinação Contábil

Essa linha é composta pelas seguintes informações:

Cada cadastro representa uma parte da contabilização, portanto ao cadastrar uma nova informação deve-se ter atenção e validar todas as informações, pois esta é uma ação de grande impacto.

O que significa o X Pendente – Gravar nova contabilização?

Isso é um aviso que a contabilização que está na tela não está gravada no banco de dados, para que essa mensagem mude deve-se Gravar a apuração.

Isso é útil quando ocorre uma reabertura de uma apuração e é necessário fazer uma modificação na contabilização dela, neste já existe uma contabilização armazenada no banco de dados para esta apuração, então, não aparecerá o alerta em vermelho. Quando for feita a modificação da contabilização ( Nos cadastros de Estabelecimento ou Imposto Especifico ) ai sim esse alerta irá aparecer na frente da contabilização modificada.

Por que tem 4 Contabilizações?

Para cada Apuração podem ter ate 4 linhas de contabilização, isso funciona da seguinte forma:

  • Contabilização Principal ( Combinação contábil )
    • Essa é a contabilização principal do imposto, representa valor da guia sem juros, multa e taxa de expediente
    • A região da contabilização principal pode variar dependendo do tipo do imposto apurado, caso o imposto for um imposto federal ele irá usar a região que fica no cadastro de estabelecimentos, caso federal ele irá a região que fica na área de impostos federais dentro do cadastro de estabelecimento
  • Juros
    • Essa combinação contábil representa a contabilização do valor de Juros da apuração.
  • Multa
    • Essa Combinação Contábil representa a contabilização do valor de Multa da apuração
    • A região da contabilização da Multa pode variar dependendo do tipo do imposto apurado, caso o imposto for um importo federal ele irá usar a região que fica no cadastro de estabelecimentos, caso federal ele irá a região que fica na área de impostos federais dentro do cadastro de estabelecimento
    • O centro de custo da contabilização da multa pode variar dependendo do tipo do imposto apurado, caso o imposto for um importo federal ele irá usar a região que fica no cadastro de estabelecimentos, caso federal ele irá a região que fica na área de impostos federais dentro do cadastro de estabelecimento
  • Taxa de Expediente
    • Essa Combinação contábil representa a contabilização do valor de Taxa de Expediente da apuração
    • A região da contabilização da Taxa de Expediente pode variar dependendo do tipo do imposto apurado, caso o imposto for um importo federal ele irá usar a região que fica no cadastro de estabelecimentos, caso federal ele irá a região que fica na área de impostos federais dentro do cadastro de estabelecimento

Próximo passo agora é gerar a contabilização na tela de Contabilização em Massa


Avaliação dos Leitores
[Total: 0 Média: 0]

LEAVE A COMMENT