O processo de pagamento começa no cadastro das informações que serão usadas no processo de pagamentos até o envio efetivo das guias para pagamento.
Cadastro necessário
Empresa Oracle
O cadastro da empresa ( ORACLE ) é usado diretamente para fazer o envio, pois o processo de envio usa ele para realizar a troca do nome do arquivo que será enviado para pagamento, esse é o único cadastro usado para fazer o envio das guias para pagamento.
Agrupamento
Após fazer o cadastro da empresa ( ORACLE ) devemos fazer alguns agrupamentos para que o guia possa ser enviado para pagamento.
Banco X Empresa X Convenio
Esse agrupamento é usado para vincular as informações de Convênio e entidade que serão usadas para gerar o novo nome do arquivo. Agrupamento Banco X Empresa X Convênio

Este é o único agrupamento usado no processo de pagamento de guias.
Pagamentos
Na tela de pagamentos são listados os pagamentos que são elegíveis:

Para que os pagamentos apareçam nesta tela devem seguir as seguintes regras:
- Apuração deve estar Concluída;
- Apuração não pode ter sido paga;
- A quantidade de anexos deve ser > 0;
- O estágio deve ser apuração;
- No cadastro de imposto especifico não deve estar marcado a opção Não enviar guias.
Após selecionados as apurações e clicando em Gerar Pagamento irá abrir uma tela com um resumo do que será enviado para pagamento.

Ao clicar em Enviar Pagamento as guias selecionadas serão enviadas para o banco, após isso a tela vai fechar e a lista de pagamentos será recarregada e os pagamentos enviados não estarão mais disponíveis.
Retorno
Após o pagamento a guia é entregue ao banco e gera um retorno de 1º nível esse retorno irá trazer a informação se a guia foi aceita para ser paga ou se ocorreu algum problema no processo, caso a guia tenha sido processada adequadamente a apuração ficará com status AGUARDANDO LIQUIDAÇÃO e se caso ocorrer algum erro no processo o status será ERRO.
Caso tenha ocorrido algum erro basta ir na tela do estágio retorno de pagamento da atividade que haverá um campo referente a as mensagens de erro.

Para acompanhar o processo de pagamento basta consultar a tela do checklist ( Supervisor ) e selecionar o status do pagamento:
Para consulta do checklist acesse:

Para visualizar o status selecione os filtros e clique em consultar:

Os status possíveis para um pagamento são:
- Aguardando confirmação bancária
- Quando a Guia é enviada para pagamento esse status é setado na atividade;
- Aguardando Liquidação
- Quando há um retorno de primeiro nível ( Que não é erro ) é setado esse status para a atividade;
- Pagamento Efetuado
- Quando há um retorno de segundo Nível é setado esse status para atividade;
- Erro
- Qualquer erro que venha acontecer no retorno de primeiro ou de segundo nível é setado esse status na atividade.