Obrigação Padrão
A obrigação padrão é uma categorização geral da obrigação de acordo com a legislação. A finalidade desse registro é reunir as obrigações específicas nos relatórios de análise.
Cadastro/Edição
Essa opção no sistema permite criar ou editar obrigação padrão, fornecendo detalhes como código, nome, descrição e esfera diretamente no sistema.
- Para editar uma obrigação padrão, vá para: Operações > Auxiliares > > Obrigação Acessórias – Consultar e clique no lápis para editar.
- Para cadastrar uma obrigação padrão, vá para: Cadastros > Auxiliares > > Obrigação Acessórias.
A tela de cadastro contém vários campos para inserir informações sobre imposto padrão. Segue abaixo a descrição dos itens:
OBS.: Não deve haver duplicidade no nome ou no código do Obrigação Padrão.
Todos os campos são obrigatórios com exceção do campo “OBSERVAÇÃO”.
- Código: O código numérico, caso não tenha um pré-definido, pode ser sequência.
- Nome: Nome da obrigação padrão (apenas o nome genérico do imposto).
- Descrição: Descrição do que é obrigação (pode repetir o nome).
- Esfera: A esfera da obrigação (Federal, Estadual, Municipal ou Outros).
- Órgão Emissor: Órgão Emissor da obrigação.
- Observação: Item informativo.
- Tipo: Tipo da obrigação (contábil ou fiscal).
Obrigação Especifica
A obrigação específica é uma
codificação que segue a legislação local (estado/município). A finalidade desse
registro é criar calendários considerando variáveis como estado, município,
categorias de estabelecimentos.
Cadastro/Edição
Essa opção no sistema permite criar ou editar obrigação específica, fornecendo detalhes como código, nome, descrição e esfera diretamente no sistema.
- Para editar uma obrigação específica, vá para: Operações > Auxiliares > Obrigação Acessórias – Consultar e clique no lápis para editar.
- Para cadastrar uma nova obrigação específica, vá para: Cadastros > Auxiliares > Obrigação Acessórias Específica.
A tela de cadastro disponibiliza diversos campos para a inserção de informações relacionadas a obrigação específicas. Abaixo, você encontrará a descrição detalhada desses itens.
OBS.: Não deve haver duplicidade no nome ou no código do imposto Específico.
Todos os campos são obrigatórios com exceção dos campos “DESCRIÇÃO DO VENCIMENTO”, “OBSERVAÇÃO” e DISPOSITIVO LEGAL.
- Obrigação Padrão: Indique qual obrigação padrão que será vinculada a específica
- Código: O código numérico, caso não tenha um pré-definido, pode ser sequência
- Nome: Nome da obrigação específica (apenas o nome genérico do imposto)
- Descrição: Descrição do que é a obrigação (pode repetir o nome)
- Dias: Este campo é somado à regra de vencimento, sendo possível diminuir dias ou acrescentar dias para apuração. Caso não haja D – ou D +. Informar zero (0)
- Esfera: A esfera do imposto (Federal, Estadual, Municipal ou Outros)
- Órgão Emissor: Indique o Órgão Emissor (apenas informativo)
- Observação: Item informativo.
- Tipo: Tipo da obrigação (contábil ou fiscal)
- Posterga Venc. SAB/DOM/FER: Informe se deve antecipar, postergar ou se é dia util – Será apenas informativo, não é regra para vencimentos.
- Descrição do vencimento: Descreva o vencimento da obrigação – Campo informativo.
- Prioridade: Preenchimento não é necessário.
- Dispositivo Legal: Opcional o preenchimento.