Cadastro de Obrigação Padrão/Especifica

Obrigação Padrão

A obrigação padrão é uma categorização geral da obrigação de acordo com a legislação. A finalidade desse registro é reunir as obrigações específicas nos relatórios de análise.

Cadastro/Edição

Essa opção no sistema permite criar ou editar obrigação padrão, fornecendo detalhes como código, nome, descrição e esfera diretamente no sistema.

  1. Para editar uma obrigação padrão, vá para: Operações > Auxiliares > > Obrigação Acessórias – Consultar e clique no lápis para editar.
  2. Para cadastrar uma obrigação padrão, vá para: Cadastros > Auxiliares > > Obrigação Acessórias.

A tela de cadastro contém vários campos para inserir informações sobre imposto padrão. Segue abaixo a descrição dos itens:

OBS.: Não deve haver duplicidade no nome ou no código do Obrigação Padrão.

Todos os campos são obrigatórios com exceção do campo “OBSERVAÇÃO”.

  1. Código: O código numérico, caso não tenha um pré-definido, pode ser sequência.
  2. Nome: Nome da obrigação padrão (apenas o nome genérico do imposto).
  3. Descrição: Descrição do que é obrigação (pode repetir o nome).
  4. Esfera: A esfera da obrigação (Federal, Estadual, Municipal ou Outros).
  5. Órgão Emissor: Órgão Emissor da obrigação.
  6. Observação: Item informativo.
  7. Tipo: Tipo da obrigação (contábil ou fiscal).

Obrigação Especifica

A obrigação específica é uma codificação que segue a legislação local (estado/município). A finalidade desse registro é criar calendários considerando variáveis como estado, município, categorias de estabelecimentos.

Cadastro/Edição

Essa opção no sistema permite criar ou editar obrigação específica, fornecendo detalhes como código, nome, descrição e esfera diretamente no sistema.

  1. Para editar uma obrigação específica, vá para: Operações > Auxiliares > Obrigação Acessórias – Consultar e clique no lápis para editar.
  2. Para cadastrar uma nova obrigação específica, vá para: Cadastros > Auxiliares > Obrigação Acessórias Específica.

A tela de cadastro disponibiliza diversos campos para a inserção de informações relacionadas a obrigação específicas. Abaixo, você encontrará a descrição detalhada desses itens.

OBS.: Não deve haver duplicidade no nome ou no código do imposto Específico.

Todos os campos são obrigatórios com exceção dos campos “DESCRIÇÃO DO VENCIMENTO”, “OBSERVAÇÃO” e DISPOSITIVO LEGAL.

  1. Obrigação Padrão: Indique qual obrigação padrão que será vinculada a específica
  2. Código: O código numérico, caso não tenha um pré-definido, pode ser sequência
  3. Nome: Nome da obrigação específica (apenas o nome genérico do imposto)
  4. Descrição: Descrição do que é a obrigação (pode repetir o nome)
  5. Dias: Este campo é somado à regra de vencimento, sendo possível diminuir dias ou acrescentar dias para apuração. Caso não haja D – ou D +. Informar zero (0)
  6. Esfera: A esfera do imposto (Federal, Estadual, Municipal ou Outros)
  7. Órgão Emissor: Indique o Órgão Emissor (apenas informativo)
  8. Observação: Item informativo.
  9. Tipo: Tipo da obrigação (contábil ou fiscal)
  10. Posterga Venc. SAB/DOM/FER: Informe se deve antecipar, postergar ou se é dia util – Será apenas informativo, não é regra para vencimentos.
  11. Descrição do vencimento: Descreva o vencimento da obrigação – Campo informativo.
  12. Prioridade: Preenchimento não é necessário.
  13. Dispositivo Legal: Opcional o preenchimento.

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